A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

quinta-feira, 14 de março de 2013

Publicada no RROnline


Escola prepara deficientes auditivos para mercado de trabalho
Centro de Qualificação oferece cursos profissionalizantes

MELISSA LIMA
Especial para o RROnline

O Centro de Qualificação Profissional (CQP), localizado no bairro Jardim do Mar, em São Bernardo do Campo, há um ano possui um programa de inclusão de surdos, no qual os deficientes auditivos atendem as mesmas aulas que os ouvintes, com o auxílio de professoras intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Nesse semestre estão matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos) 16 alunos surdos.

O programa de inclusão teve início em fevereiro de 2012 e desde então os surdos podem participar de todas as aulas profissionalizantes que o CQP oferece, como informática e costura, por exemplo, além do curso supletivo de Ensino Fundamental.

As aulas são lecionadas em português por professores regulares e ao mesmo tempo é interpretada em Libras, por uma equipe de seis professoras que se revezam entre as salas de aula. Todas as intérpretes são pedagogas com especialização em educação especial para deficientes auditivos, como é o caso de Selma Cardoso, que há 22 anos trabalha com este público.

Selma é pedagoga, formada também no curso Deficiente da Audio e Comunicação, e em 2012 se graduou em Línguas de Sinais. Ela foi uma das primeiras intérpretes de Libras em palestras e congressos na região de São Paulo. Selma está no CQP há um ano e interpreta as aulas de história e geografia atualmente. “É preciso trabalhar em conjunto com o professor oficial da classe, estudando o material de aula previamente” afirma.

O programa de inclusão de surdos no CQP tem como objetivo principal integrar o deficiente auditivo no mercado de trabalho, capacitando-o para isso, e estimular o relacionamento interpessoal com os ouvintes. O estudante surdo V. S. de 17 anos, sonha em ser dançarino profissional e cursa hoje a 8ª série do Ensino Fundamental. “Nos sentimos respeitados aqui no CQP. Podemos dar a nossa opinião, pois as intérpretes nos ajudam na comunicação e isso nos deixa tranquilos”, afirma.

Inclusão em São Bernardo

Pela lei 10.436, sancionada em 2002, a Língua Brasileira de Sinais – Libras é reconhecida como a forma de expressão e comunicação da comunidade surda do Brasil. Portanto, deve ser garantido o direito de inclusão dos surdos em qualquer lugar.

Segundo a assistente da diretoria da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, Virgínia Marino, o município possui mais 4 escolas pólos na inclusão de surdos, além do CQP, que são: EMEB Neuza Macellaro Calado, EMEB Profª. Nadia Aparecida Issa Pina e EMEB Octávio Edgard de Oliveira de Ensino Fundamental e EMEB Padre Manuel da Nóbrega de Ensino Infantil. 

Virgínia Marino afirma que não há novos projetos para a implantação do programa de surdos em outras escolas de São Bernardo, pois, segundo ela, o objetivo da Secretaria é investir nessas 5 escolas pólos para que a cultura surda seja respeitada, mantendo a comunidade surda próxima.

http://www.metodista.br/rronline/noticias/educacao/2013/03/centro-de-qualificacao-profissional-e-modelo-na-inclusao-de-surdos.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário