A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Mais um ano... Mais um número...

Melissa Lima

Porque será que nos lembramos de agradecer a Deus por "tudo" somente no dia 31? Murmuramos e reclamos durante todo o ano, mas no último dia somos a pessoa mais grata e contente do mundo. Será que isso não revela um coração hipócrita?

Nossos problemas e dificuldades vão juntos para o próximo ano. Nada milagrosamente irá mudar. Não é uma página em branco, nem a primeira de 365 como dizem. Vivemos em uma jornada que não tem términos de livros. É o mesmo livro, desde aquele dia em que apontamos ao mundo, as páginas estão sendo contadas.

E o que fazemos? Vivemos o começo de um ano da maneira mais determinada possível, alegres, fiéis a Deus, dispostos a ser diferentes. Afinal, o mal que habita em nós (Rom 7:17) traz memórias nada boas do ano anterior e queremos mudar agora. Falhamos, erramos, pecamos, magoamos. 2013 foi sim marcado por nossos pecados também. Mas nos esquecemos deles no período de festas, que duram até o carnaval aqui no Brasil. Como se tudo aquilo fosse esquecido... Como se eu fosse uma nova pessoa...

E porque no meio do ano nos frustramos? As metas já não foram alcançadas, os sonhos esquecidos e voltamos a ser a mesma pessoa do outro ano. Cometemos os mesmos erros e voltamos a reclamar da vida. O mal volta a agir em nosso lugar e pecamos. E aí chega o final de dezembro e as esperanças para 2015 vêem junto.

Sabe o que acontece? O ciclo continua... E vai continuar a não ser que uma vez por  todas a gente descubra que não somos fortes o suficiente para ser quem deveríamos ser. Não teremos um ano diferente, a não ser que a gente descubra que é na nossa fraqueza que o poder de Deus se aperfeiçoa (II Cor 12:9).

Mas sabe o que, na minha opinião, é ter um ano diferente? É aprender o segredo de viver contente em toda e em qualquer circunstância (Fil 4:12). É ser grato, mesmo que tudo tenha sido o oposto do que planejamos. Afinal, devemos dar graças continuamente, não apenas no final de um ano, pois tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus (Rom 8:28). E cooperar para o nosso bem não quer dizer que tem que dar certo depois. Tudo coopera para sermos moldados e aperfeiçoados, para sermos mais próximos da imagem de Cristo, mais santos, pois essa é a vontade de Deus (I Tes 4:3).

Mais santos? Sim. "Sejam santos porque eu sou santo" (I Pe 1:16). A santificação deve ser nosso foco todos os dias, não só em janeiro. Precisamos lutar todos os dias do ano contra o mal que habita em nós, contra o nosso coração pecaminoso e propenso a nos fazer pensar que somos os mais dignos de pena. Precisamos preferir dar honra aos outros mais do que a nós mesmos (Rom 12:10). Quantas vezes em 2013 nós não nos alegramos com os que se alegravam simplesmente por causa da inveja? Quantas vezes não choramos com os que choravam por que não conseguimos nos colocar no lugar deles e ver as coisas com o olhar deles (Rom 12:15). Mas não... Nossos conselhos são: para de frescura, isso não é nada. Você está exagerando, isso nem é grande coisa. Podemos não falar assim, mas pensamos. E esses pensamentos nos levaram a deixar muitas pessoas passar por dificuldades sozinhas, quando precisavam de um ombro amigo. Quantas vezes falamos de Cristo em 2013 e da razão da nossa fé? Aliás, demonstramos fé em 2013 ou um coração incrédulo?

Não somos fortes o suficiente para ter um "Feliz 2014". A nossa natureza humana nos levará a ser como antes. O calendário não transforma ninguém. Mas eu conheço um Deus que transforma. Mas Ele não faz isso de um ano para o outro também. Ele transforma pouco a pouco, a cada dia, quando desistimos de controlar nosso futuro e atitudes e entregamos o controle a Ele.

Assim, seremos capazes de demonstrar um coração grato durante todas as estações de 2014, 2015, 2016, e por aí vai. Que as nossas motivações e alegrias não estejam apenas na esperança de um novo ano, mas sim no Deus que é atemporal, que não se baseia no nosso calendário para nos abençoar. Aliás, viver no tempo dEle é muito melhor.

Feliz caminhada com Cristo, seja em 2014, 2015, 2020, 2024, 20....

Nenhum comentário:

Postar um comentário