A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Quer saber por que o Brasil não vai para a frente?

O Brasil não vai para a frente pelo simples fato de ter um povo que reclama de tudo e continua dizendo essa frase negativa repetidas vezes. Como querem ver a sua nação crescer se não acreditam nela?

O que mais estou vendo pelo Facebook nos últimos dias são frases e imagens de murmuração, que, sinceramente, não levam a lugar nenhum. Estão reclamando até do horário de verão. Mas as piores reclamações são sobre os nossos políticos. Recebi um email essa semana que diz exatamente o que penso há muito tempo. Brasileiro reclama de quê?
  • Inventa qualquer desculpa para furar fila;
  • Tenta subornar o policial ou alguma autoridade para não pagar uma multa;
  • Faz "gato" em casa para instalar Tv a cabo ou internet banda larga;
  • Não respeita lei de trânsito e quer ter preferência em tudo;
  • Dirige alcoolizado;
  • Usa telefone da empresa para assuntos pessoais e a internet para acessar redes sociais;
  • Leva embora para casa materias da empresa sem perceber que é roubo;
  • Cola na prova;
  • Copia ou paga para alguém fazer o trabalho da faculdade;
  • Falsifica RG para mentir a idade;
  • Pega atestado médico para fugir de algum compromisso.
Enfim, dá o famoso "jeitinho brasileiro" para conseguir o que quer. E, como li no email que citei acima, "quer que os políticos sejam honestos.... Escandaliza-se com o mensalão, o dinheiro na cueca, a farra das passagens aéreas... Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo, ou não? Brasileiro reclama de quê, afinal?"

Se querem acabar com a corrupção por que não começam com as suas próprias vidas? Não estou de forma alguma sendo a favor do que os políticos corruptos fazem (e, sinceramente, acredito que existem pessoas honestas no governo). Na minha maneira de pensar, temos que mudar toda uma cultura antes de querer acabar com o roubo na política. Não adianta nada ficar os atacando e dizendo que eles impedem o país de ir para frente. Precisamos antes tirar a viga dos nossos olhos, ver que também somos desonestos em diversas formas, para depois tentar ver o que no outro está errado. E isso, foi Jesus quem disse: "Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão".

É preciso mudar toda uma geração. ""Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos...."
Se os futuros políticos são as crianças de hoje, qual é o exemplo que elas estão tendo da sociedade? Querem acabar com a corrupção? Sejam exemplos para as crianças. As eduquem. Mas o que muitos pais fazem é ensiná-las a mentir desde pequenas. Telefone toca: "atende e diz que não estou em casa". Vai para algum lugar que criança menor de 10 anos não paga. " Diz que você tem 9 anos". É isso que estão aprendendo?

Algo que tenho observado muito nesses meses longe do Brasil é que brasileiro precisa aprender a amar seu país. Onde estão nossas bandeiras? Guardadas para serem usadas só na Copa de 2014? (diga-se de passagem, até essa Copa já deu errada para todos os brasileiros que tanto falam que seu país não tem capacidade para um evento desse porte). O que observo nos americanos é um patriotismo tão forte que impulsiona o seu país a crescer. Mesmo o país estando em crise, eles têm orgulho do atual presidente e o consideram em alta estima. 

Agora, muitos brasileiros o que mais fazem é falar mal de Dilma Rousseff e fazer piadas desrespeitosas de uma autoridade. Muitos podem não concordar com o governo dela, mas ela é a Presidente do Brasil e merece ser honrada como tal. Seu governo deve ser sustentado por oração e não por atitudes que querem ver ela tropeçar em tudo o que fizer.
Digo que senti orgulho do meu país quando a vi abrindo a sessão da ONU. O Brasil está crescendo e indo pra frente sim, mas nós não queremos enxergar isso porque os políticos não são aquilo que queríamos que fossem.

Precisamos aprender a ter orgulho do nosso país. Ter orgulho de ser brasileiro. Porque não paramos de só criticar e falar mal de TUDO e começamos a ter uma atitude positiva, para enxergar o que há de bom no Brasil? 

Estou acompanhado o caso de Rafinha Bastos nas últimas semanas, desde que ele desrespeitou Wanessa Camargo. O que me deixou chateada é ver que muitos brasileiros são a favor dele dizendo que não passam de piadas. Ele está influenciando toda uma geração a pensar que insulto e desrespeito pode ser piada também. 

Onde estão as influências positivas nesse país? "Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". é o que diz em 1 Coríntios 15:33. Murmuração, desrespeito, desonestidade, falta de ética... não muda nada, só aumenta aquilo que é ruim. Pessoas precisam se levantar mostrando a diferença em um país que precisa de mudança. Mudança a qual que deve começar com cada um.

Bom, o que eu acredito, e o que para muitos possa ser utópico, é que o Brasil vai pra a frente sim. Essa nação tem potencial e capacidade para crescer. E já cresceu e está crescendo muito. Por favor, parem de repetir que O Brasil "não vai pra frente". Isso só está o atrasando.

Obs. Acho que opiniões como essa não seriam compartilhadas pelo Facebook. Afinal, é mais fácil colocar imagens e vídeos engraçados, que dizem que os outros estão errados, e não nós, como brasileiros que não acreditam em seu país.


Um comentário: