A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

sábado, 6 de julho de 2013

O problema com o mundo sou eu

Está tudo errado. Tudo estranho. Tanto que,
às vezes, ou muitas vezes, parece que o mundo inteiro conspira contra mim. Pessoas chateiam, te dão pouca importância, ignoram, menosprezam, humilham e tudo sem ao menos perceber. E ai penso: por que são egoístas? Por que não sabem amar? Por que o mundo está desse jeito?

Mas cheguei a uma conclusão e resposta para essas perguntas: a culpa é toda minha. O problema do mundo sou eu!

Não, essa não é uma conclusão depressiva, como de uma pessoa que com argumentos assim pensa em tirar a própria vida. Pelo contrário, essa resposta me libertou! Me libertou do meu orgulho, do meu egoísmo, do meu pecado, do meu eu.

Pela Bíblia percebi o quão pecadora e indigna eu sou. Indigna do amor de Deus. Indigna do seu perdão. Mas, pela graça, um presente imerecido, Ele me ama. E pela sua misericórdia, Ele me perdoa. Mas essa minha natureza humana faz questão de se lembrar apenas desse amor, deixando de lado a justiça de um Deus Santo.

Músicas que me dizem que "Ele me ama, me ama, Oh como Ele me ama", podem levar a emoção, mas será que não elevam o meu ego? Esse amor não é só pra mim, Ele amou o mundo inteiro. Quem sou eu para que o foco esteja em mim, enquanto deveria estar em Cristo? Enquanto o meu "eu" deveria estar sendo diminuído para que Ele cresça?

Os holofotes estão virados para mim enquanto me lembro apenas que Ele me ama e me esqueço que Ele ordenou que eu o ame. De todo coração, de toda alma, de todo entendimento. Será que realmente o amo dessa maneira?

Se o amasse dessa maneira não estaria preocupada em receber reconhecimento humano ou ter uma "auto" auto-estima, enquanto Ele me diz para ter uma estima, um conceito equilibrado de mim mesma, considerando os outros superiores a mim.

Os psicólogos que me perdoem, mas eu não preciso estar "de bem comigo mesma". Preciso apenas estar em comunhão com Aquele que me criou e me mostra o quão suja sou. Eu não preciso saber quais são as minhas qualidades e acreditar em mim. Eu preciso colocar a minha confiança em meu Deus, depender somente dele, sabendo que por minhas forças eu não consigo, mas que tudo posso naquele que me fortalece. Eu não preciso de uma "auto" auto-estima. Eu preciso me humilhar diariamente debaixo da poderosa mão de Deus, reconhecendo que sua graça me basta e seu poder se aperfeiçoa na minha fraqueza.

O problema com o mundo está no meu coração orgulhoso, prepotente, egoísta e egocêntrico. Que quer honra, glória e louvor das pessoas. Quer atenção, holofotes, afirmação e carinho. Uma vez que reconheci que o problema é esse, tudo ficou tão mais claro. Descobri, e finalmente entendi, que vivo em uma guerra constante contra o mal que habita em mim.

O problema com o mundo sou eu.
Sim, sou eu.

Uma garota cheia de problemas e enigmas, mas alcançada pela graça de Deus,
Melissa Lima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário