A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Refletido no espelho



Começa como um nada. Do nada. Sem explicação, esse nada já se torna vencedor no meio de milhões de outros nadinhas. Depois que vence a corrida, já passa a receber um nome. Embrião. Bonito, não? Muito menor que um grão de feijão ele é. Uma coisinha tão pequena que se estivesse visível aos nossos olhos, não diriamos que é uma vida. Afinal, como imaginaríamos que daqui 9 meses aquilo terá olhos, boca, cabeça, pernas, mãos, forma de pessoa? Como pode aquilo ter orgãos, veias, sangue correndo por meio delas, músculos, células e uma mente mil vezes mais complexa e funcional do que toda a tecnologia existente até hoje? Aquela coisinha... pequena... sem beleza... sem explicação... se tornará em um ser humano como eu e você? Dá para ao menos acreditar que um dia nós fomos aquele nada?

Pare para pensar nisso pelo menos um instante. Se olhe no espelho (literalmente). Já olhou? Pois é, enquanto você olhava para seu rosto, a imagem que chegava ao seu cérebro transmitida pela sua retina era totalmente invertida. Mas você consegue se observar numa posição extremamente correta, não é mesmo? Tudo graças à essa magnífica massa cinzenta, que está lá dentro, atrás desses seus fios de cabelo que podem aguentar até 3kg. Enquanto observa suas mãos, seus braços, sua boca, sua face... todos desenhados de uma maneira perfeita (mesmo que você teime em ver algum defeito aí), esse seu -grande, médio ou pequeno- nariz, de segundos em segundos, inala o ar (que por sua vez passa por um filtro para retirar partes das impurezas causadas por nós mesmos), e o leva até seus pulmões, que possuem cerca de 5 litros de ar. Posicionado no seu peito esquerdo está um órgão batendo por volta de 70 vezes em apenas 60 segundos, bombeando 90mL de sangue em cada batida, resultando num total de 6,3L em 1 minuto. Ele está te mantendo vivo oxigenando todo o seu corpo (e muitos ainda atribuem a ele apenas as questões sentimentais). Para onde você olhar agora, pode ter certeza que há milhões e milhões de células se dividindo e multiplicando, com funções diversas que contribuem para que todos esses seus órgãos, veias, artérias, nervos e afins, trabalhem em perfeita harmonia. Enquanto você está em pé, observando tudo isso, 300 músculos trabalham firmemente para te manter nessa posição. E a sua mente, que não para de funcionar um minuto, está nesse momento absorvendo todas as informações, guardando num banco de dados lotado, que nunca esgotará a memória. Diversos cientistas tentam desvendar seu funcionamento, mas cada vez mais descobrem que ela é mais complexa do que imaginam. Poderiamos passar horas analisando o corpo humano, mas, para finalizar, se você fixar seu polegar direito num cantinho do espelho, vai poder perceber que ele deixou uma marca ali. E ela é só sua. Ninguém tem, teve, ou terá outra igual. Isso só para provar que você é único. E foi criado de uma maneira única. Por um Deus único. Ou você ainda pensa que tudo isso veio do acaso? Do nada, como começamos?

Eu posso ter a convicção de que mesmo quando eu era aquele "nada", eu já era alguém. E essa certeza vem quando abro a minha Bíblia e leio as seguintes palavras: "Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. (...) Meus ossos não estavam escondidos de Ti quando em secreto fui formado(...). Os teus olhos virão o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir."¹ Sim, os olhos dEle viram o meu embrião! Ele me viu. E desde lá Ele me amou. Ele teceu cada mínimo detalhe desse meu extraordinário corpo. E mesmo sem forma de gente, sem consciência, sem nada para oferecer... Ele planejou o meu futuro e estabeleceu todos os meus dias, antes mesmo de eu existir. E sabe o que Ele ainda me diz? "Hey, você é precioso e honrado à minha vista. Eu o amo!" ². Mas o mais incrível é que esse mesmo amor se estende, e essas mesmas palavras valem para todos, sem excessão. Aqueles que ainda vão existir, e aqueles que param diante de um espelho e só podem dizer: eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. ¹

1- Salmo 139: 13-16
2- Isaías 43: 4

Por Melissa Lima

3 comentários:

  1. Oi melissa....

    mto interessante o texto...
    tudo q vc falow eh a maior vdd.....

    parabenss...

    bj

    ResponderExcluir
  2. Me muito lindo esse texto!

    Me fez parar um pouco e refletir sobre essas pequenas coisas que muitas vezes não damos o valor necessário,realmente emocionante!

    CONTINUE ESCREVENDO hahhaa,gosto MUITO dos seus textos.

    Parabéns linda =)
    beijo,

    ResponderExcluir
  3. gostei de seu texto, e fico muito feliz que existam pessoas como você, que com delicadeza entendem a vida.

    ResponderExcluir